Historias em quadrinhos chinesas tradicionais - Chinese traditional comics - Lianhuanhua

Tenho cinco histórias em quadrinhos chinesas publicadas em 1984 e1985. Como já são "antiguidades", resolvi dividir algumas páginas com os amantes do desenho. O formato delas é de  93 por 127 milímetros; elas têm entre 100 e 160 páginas, com um quadrinho em cada página. Admiro o trabalho das linhas, as composições, a utilização do branco do papel, as "plongées" ou vistas aéreas. Os desenhos trazem  informações sobre a China tradicional. Foram publicados numa época em  que o comunismo ainda impunha à maioria da população o porte do "uniforme"  comunista.
Postarei aos poucos, quando possível.

http://en.wikipedia.org/wiki/Lianhuanhua
http://armurerie-de-tchekhov.com/2013/02/20/llianhuanhua/

https://www.youtube.com/watch?v=2AGld82CdHw


"Les éditions Fei ont publié l'intégrale d'Au bord de l'eau, adaptation en BD du célèbre classique de la littérature chinoise. Cette série de 30 BD au format traditionnel des lianhuahua date des années 80. La traduction en français est présentée dans un magnifique coffret."
http://www.editions-fei.com/Au_bord_de_l_eau/book/

"Na década de 1590, o escritor chinês Wu Cheng’en lançou o livro Jornada ao oeste. Considerado um dos quatro grandes romances do país. (...) Em 1962 foi feita uma versão em quadrinhos das aventuras do monge Xuan Zang e de seu companheiro, o macaco antropomórfico Sun Wukong. (...) Em 2008, o primeiro volume chegou ao Brasil. Apesar do atraso de 46 anos, foi a primeira vez que a obra foi publicada fora da China."











































































Wang Shu Hui
(1912-1985)
Ilustradora chinesa, deixou uma obra muito importante na historia do Lianhuanhua.


http://galioglu.blogspot.com.br/2014/04/wang-shu-hui.html














































 

Nenhum comentário:

Postar um comentário